Buscar
  • Gera Social

"Eu preciso falar sobre a FIS" - Depoimento João Victor Pires

No ano passado nós do CIEDS fechamos uma parceria com a Gera Social para participação da segunda turma de Formação em Impacto Social. O CIEDS foi uma das três instituições parceiras que chegaram ao curso com um desafio a ser desenvolvido em conjunto com os demais integrantes da FIS 2.


Durante um período de aproximadamente quatro meses a FIS ofertou ferramentas para construção, acompanhamento, análise e avaliação de impacto para projetos sociais, além de uma metodologia incrível para alcançar o tão falado impacto social desenvolvida pelo The Amani Institute.


Todas as aulas contavam com facilitadores/as experientes e com uma imensa bagagem para compartilhar e colaborar cada vez mais com o desafio das instituições parceiras. Cada aula proporcionou aos alunos a instrumentalização de metodologias e facilitações, além de um espaço de acolhimento e escuta.


Foram quatro meses de muita imersão e trabalho durante a formação, sem contar as trocas e momentos de acolhidas inesquecíveis, sobretudo das aulas de Comunicação Não Violenta – CNV que, com exercícios de reflexão e de escuta puderam me fazer refletir sobre a forma como me comunico nos espaços de trabalho e até nas rodas de amigos.


Encerramos o curso com muitos avanços para o CIEDS e seu Programa de Voluntariado, mas também saio da institucionalidade nesta narrativa e afirmo que sou outro profissional depois da FIS. Hoje percebo melhor as minhas potencialidades e me sinto mais instrumentalizado, os meses em que estive dedicado para a formação me proporcionaram um olhar mais amplo e uma rede de contatos que me causa a motivação e o querer de trabalhar cada vez mais em rede, conectando parceiros e aliados.



Finalizo o curso com muita vontade de poder fazer mais e com a malinha do conhecimento um pouco mais pesada, pronto para estar gradativamente alinhado com ações que impactem socialmente pessoas, comunidades, grupos e a sociedade.


João Vitor Pires é educador, gestor de voluntariado e ativista independente. Atualmente,@jovi.rj integra o Fórum Movihmentação para jovens lideranças em HIV/AIDS, já atuou no Grupo Pela Vidda RJ, organização da sociedade civil para assistência e adovocacy das PVHAs (pessoas vivendo com HIV/AIDs), palestrou em fóruns regionais de HIV e já foi voluntário na Casa Nem, espaço de acolhimento para pessoas trans e travestis em situação de vulnerabilidade social.

10 visualizações
Gera Social

Formamos agentes de mudança social

Acompanhe nossas redes

Quer ficar sabendo dos nossos próximos eventos e de outros assuntos sobre o ecossistema de impacto social do Rio de Janeiro?

 

  • LinkedIn - Black Circle
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram

Gera Social. 2020