Gera Social

Formamos agentes de mudança social.

Email: larissa@gerasocial.org

Telefone: (21) 999410784

Quer ficar sabendo dos nossos próximos cursos e de outros assuntos sobre impacto social no Rio de Janeiro?

Acompanhe nossas redes
  • LinkedIn - Black Circle
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram

Gera Social. 2020

Buscar
  • Gera Social

Depoimento: Como foi transformador fazer uma Formação em Impacto Social

Participante da turma 2 da FIS Rio, como aluna e representante de uma organização parceira, Mayara Paes compartilhou um relato de sua experiência.


"Inicialmente, fazer a Formação em Impacto Social (FIS) do Gera Social era apenas uma forma de me atualizar, conhecer a rede do Rio que atuava com impacto e co-criar formas de melhorar a atuação da Troca. A FIS trouxe muito mais do que esses três pontos citados.


Eu não apenas me atualizei, eu abri minha mente com facilitadores incríveis das mais distintas áreas, que estão atuando na área social e que nos incentivaram a fazer mais e melhor. Discutimos desde a aplicação da Comunicação não-violenta (CNV) em questões estruturais da sociedade como o racismo às formas de intraempreender numa organização tradicional.



Eu não apenas conheci a rede do Rio, eu, agora, faço parte de uma nova rede de pessoas que querem fazer a diferença no mundo, que acreditam num lugar que considere a sustentabilidade socioambiental e estão ativos nessa transformação. Pessoas que inspiram muito a continuar na caminhada. E isso com certeza fez a diferença.


E por fim, a co-criação superou as expectativas. Não foi apenas ter um problema e solucionar em conjunto. Foi se aprofundar no desafio e na causa, entender as pessoas que estavam por trás, ter processos de escutar o outro num grupo diverso e ter um olhar amplo. Foi também ter apoio, entender onde estávamos errando e o que já podíamos fazer para impactar mais gente. Só que o mais importante, foi motivador! Motivador para continuar na estrada, para dar o sangue para impactar mais pessoas e para compreender que precisamos dar um passo de cada vez para atingir os objetivos.



No caso específico da Troca, através do grupo formado foi possível implementar diferentes ideias que surgiram além do desafio inicial. Fez com que tivéssemos mais atentos às experiências dos nossos beneficiários para construção e validação da metodologia. Além da participação de pessoas de diferentes áreas que trouxe um olhar mais amplo para os nossos processos e metodologia. Questionamentos esses que nos direcionaram de forma mais efetiva.


Gostaria de agradecer a toda a turma 2 do FIS do Rio, a equipe do Gera Social, Lari e Suzana, mas principalmente a Tainá, Débora, Elisa e Olívia por todas as trocas nesses últimos meses."



Mayara Paes é mestre em engenharia e sócia da Troca, negócio social que utiliza o emprego para transformação social de pessoas em vulnerabilidade.



6 visualizações

Gera Social