Design sem nome.png

ESG:

do discurso a prática para gerar impacto

 

A formação “ESG: do discurso a prática para gerar impacto” amplia a consciência sobre a crescente relevância das dimensões ESG - Social, Ambiental e de Governança, e seus impactos nos indivíduos e carreiras, na sociedade e nos negócios. 

 

Com um conteúdo que cobrirá temas ligados à aplicação do ESG na  estratégia de negócios, às mudanças no cenário externo e seus impactos no mercado consumidor e na sociedade em geral, a formação “ESG: do discurso a prática para gerar impacto” é uma poderosa ferramenta para entender, se preparar e aplicar esses conceitos no seu trabalho atual ou planejar os próximos passos da sua carreira.  

 

objetivos e importância:

  • Expandir e aprofundar o conhecimento sobre sustentabilidade, impacto social e governança, atualizando sobre tendências que afetam o mundo dos negócios;

  • Tornar o profissional mais bem qualificado para atuar sob o olhar desses critérios, e dos desafios da atualidade, através de boas práticas e habilidades específicas;

  • Compreender e se atualizar sobre tendências que afetam a sociedade e o mundo dos negócios; 

  • Identificar caminhos para o desenvolvimento de carreira que gerem impacto.

a quem se destina :

 

Pessoas que queiram desenvolver sua carreira ou adicionar na sua carreira conhecimentos ligados à sustentabilidade e impacto social (ESG);  ​

formato e metodologia:

Pessoas que queiram ter um papel de mudança e contribuir para a transformação da nossa sociedade.

 
  • Os encontros serão feitos através da ferramenta Zoom, online e “ao vivo”; 

  • O curso reúne conceitos, teoria, ferramentas e prática; 

  • Os facilitadores trarão sua experiência pessoal, tendências nas áreas em que atuam e cases para análise e discussão promovendo o  aprendizado em grupo, através de dinâmicas diversas; 

  • A metodologia do curso permite analisar, se questionar, compreender, abordar desafios e implementar mudanças.

o que oferecemos:

atitude

  • Desenvolver uma visão ampla e crítica a respeito dos principais desafios e temas que estão impactando sociedade, empresas e mercado de trabalho;

  • Identificar oportunidades e riscos vindos dos meios externos e internos;

  • Desenvolver aptidão para atuar em ambientes de constante mudança e evolução;

  • Ser um propagador de princípios éticos, de empatia e de responsabilidade pessoal. 

conteúdo

Princípios de base dos critérios ESG, integração dos indicadores ambiental, social e de governança no plano de negócios, mapeamento e gerenciamento de riscos, ODS e a agenda 2030, mudanças estruturais na sociedade brasileira, integração do ESG no seu plano de desenvolvimento de carreira, mudanças no perfil de competências de carreira, formatos de carreiras, estratégia de comunicação e posicionamento diferenciado.

habilidades

  • Tornar o profissional mais bem qualificado para atuar sob o olhar dos critérios ESG e dos desafios da atualidade;

  • Identificar e compreender os elementos que  interferem no ambiente de negócios;

  • Transpor barreiras para conhecer, interagir e compartilhar com pessoas que estão atentas aos problemas e mobilizadas para mudá-los. 

 
 

programação:

1)  Pauta ESG e a evolução do contexto externo: 

     impacto atual e futuro na sociedade e no ambiente de negócios

Neste módulo, com 6 encontros, você fará um mergulho nos componentes ESG e de como a pressão maior e mais acelerada pode impactar sua vida pessoal e profissional.  

2)  Da teoria à prática.

      Casos reais de quem já está fazendo acontecer

Chegou a hora de conhecer quem já está colocando em prática negócios e atividades com propósito e com resultado. Não há um caminho único e você vai se inspirar para fazer acontecer!

3)  E eu? Como a minha experiência prévia

      pode evoluir para o que o mundo está precisando hoje

Esse módulo vai apresentar ferramentas e ações para que você possa avaliar e traçar caminhos de carreira com propósito e, portanto, com maiores chances de realização pessoal e profissional.  

4)  Estratégias de posicionamento e de comunicação

Esse módulo apresenta um mix de conteúdo e de aplicação. Você vai percorrer elementos da estratégia de comunicação e de posicionamento pessoal e corporativo. Que elementos você pode “trazer pra mesa”, criando uma diferenciação,  com autenticidade e legitimidade, evitando o lugar comum dos discursos vazios? 

Durante o curso, o aluno percorrerá uma jornada de conhecimento, aliando módulos teóricos e práticos.

 

O curso está segmentado em 4 módulos:

 
  • capacidade a atrair participantes conectados com o mesmo propósito, criando uma rede para conhecer, interagir e compartilhar com pessoas que estão atentas aos problemas e mobilizadas para mudá-los;

  •  Fazer acontecer e gerar impacto para a sociedade;

  • As aulas ao vivo, online permitirão uma maior diversidade geográfica de participação, enriquecendo os debates pela multiplicidade de vivências e experiências entre todos os participantes;

  • Facilitadores conectados com as urgências da atualidade, com experiência técnica e de mercado;

  • Metodologia “mão na massa” e conceitual.

 

Suzana Kahn Ribeiro

Suzana .jpg
ESG - Ambiental

Vice-diretora da COPPE UFRJ e Diretora do Centro China Brasil da COPPE/UFRJ. Professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenadora Executiva do projeto Fundo Verde da Universidade Federal do Rio de Janeiro, autora do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas das Nações Unidas – IPCC e conselheira do Museu do Amanhã e do Conselho Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável.


Foi vice-presidente do IPCC no período de 2008-2015 representando a América Latina. No Governo do Estado, foi Subsecretaria do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA) e, no Governo Federal, foi Secretária Nacional de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente 2008-2010.


Atua nas áreas de mudança climática, desenvolvimento sustentável, energias renováveis e meio ambiente. Possui vários artigos sobre o tema e já orientou dezenas de teses de mestrado e doutorado nesta área temática.

facilitadores:

wpp.png

Dúvidas? Fale com a gente

nosso diferencial: